Saiba porque planejar sua aposentadoria

Saiba porque planejar sua aposentadoria

Envelhecer já virou um fenômeno comum para a população mundial. De acordo com o censo demográfico apresentado pelo Instituto Brasileirode Geografia e Estatística – IBGE, em 1980, o percentual de pessoas idosas no mundo era de 6,1% e, em 2000, esse percentual chegou a quase 8%.

Segundo a mesma estimativa, em 2020, perto de 14% da população será considerada velha, sendo que o Brasil será o 6º país do mundo com maior quantidade de pessoas idosas e isso tudo é justificado pelo aumento da qualidade de vida.

Todavia, chegar à terceira idade acarreta algumas mudanças que podem ser consideradas positivas – oportunidade para a realização de projetos pessoais – ou negativas: momento de crise, podendo comprometer até a vida psíquica da pessoa idosa.

Então como fazer com que o processo de envelhecimento seja algo agradável?

É simples! Estudos apontam que um processo de envelhecimento ativo e positivo, dar-se-á com o planejamento da aposentadoria. Ao planejá-la você consegue:

  1. Potencializar a qualidade de vida;
  2. Independência financeira;
  3. Independência Individual;
  4. Independência Social;
  5. Colocar em prática projetos pessoais;
  6. Diminuir os impactos negativos;
  7. Garantir uma renda justa ao término das suas atividades laborais;
  8. Liberdade para decidir quando deve se aposentar;
  9. Evitar que o INSS negue seu benefício.

Outro ponto importante é de que quanto mais cedo iniciar o planejamento melhor, principalmente com a possibilidade real de reforma da previdência que deve ampliar o tempo necessário de trabalho e reduzir o valor dos benefícios.

Deixe uma resposta