Principais doenças na Enfermagem

Principais doenças na Enfermagem

Os profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, bioquímicos, técnicos de laboratórios, dentre outros estão constantemente expostos a agentes biológicos (vírus, fungos e bactérias) que se aglomeram em unidades de saúde, consultórios, laboratórios e etc, e podem acarretar inúmeras doenças além de risco ao ambiente de trabalho.

Não à toa que em sua maioria as doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho com profissionais de saúde estão relacionados ao riscos biológico a que estão expostos esses profissionais. De se destacar também a pressão psicológico por realizar um bom trabalho, além de lidar com pessoa acometidas por inúmeras doenças, que naturalmente se encontram irritadas, e esperam por uma cura.

Em razão do manuseio constante de material perfurocortante, esses profissionais encontram-se sujeitos a risco de perfuração com material contaminado acarretando a possibilidade de acometimento por vírus como AIDS/HIV e hepatites B e C.

Nota-se também que esses profissionais ficam submetidos a um grande estresse ocupacional, tendo em vista a exposição a riscos cotidianos, que demandam atenção redobrada no manuseio de materiais e contato com os pacientes.

Essas são apenas algumas das principais doenças apontadas mundialmente como de maior incidência nos profissionais da enfermagem, entretanto inúmeras outras poderiam ser citadas em razão dos riscos constantes inerentes às unidades de saúde de modo geral.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu