Simulação de Aposentadoria

Simulação de Aposentadoria

A simulação de aposentadoria é um serviço oferecido pelo INSS que possibilita ao segurado estimar quanto tempo falta para se aposentar e, caso já tenha direito ao benefício, simular qual será o valor recebido ao se aposentar.

Trata-se de uma ótimo forma de planejar suas aposentadoria.

A simulação do tempo de contribuição pode ser acessada por meio do Portal Meu INSS. A ferramenta faz uma busca automática de todos os vínculos de trabalho relacionados ao segurado no sistema do INSS para calcular o tempo já contribuído.

Caso se observa ausência de algum vínculo, o mesmo poderá ser lançado manualmente para efeito de simulação. Mas ATENÇÃO é importante a realização de Processo Administrativo para acerto de vínculos ao INSS e atualização do tempo de contribuição.

Constatando que o segurado já cumpriu o tempo necessário para requerer sua aposentadoria, também será possível simular qual o valor do benefício, que poderá ser feito pelo próprio segurado ou com o auxílio de profissional especializado. Para o cálculo será necessário informar todas as contribuições feitas ao INSS desde a competência de julho de 1994.

É importante observar que, como o próprio nome já diz, tratam-se de simulações. As mesmas possuem importância pois são os primeiros indícios de que o segurado já possui direito à aposentadoria, bem como servem para o segurado ter ideia de quanto receberá do INSS.

Deixe uma resposta

Fechar Menu