Certidão de Tempo de Contribuição

Certidão de Tempo de Contribuição

A Certidão de tempo de contribuição é uma documento expedido pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, exclusivamente aos trabalhadores públicos efetivos que estão filiados ao Regime Próprio de Previdência.

Ele poderá ser requerido por qualquer servidor público que já tenha contribuído ao INSS e, estando filiado ao Regime Próprio de Previdência, deseje incorporar o tempo de contribuição do Regime de Previdência Social, para obtenção de benefícios.

Esse documento serve para certificar o tempo de contribuição que o segurado possui e assim o possa aproveitar junto ao Regime Próprio.

Antes de realizar o pedido de Certidão de Tempo de Contribuição o segurado poderá acessar um simulação por meio do Portal Meu INSS. A ferramenta faz uma busca automática de todos os vínculos de trabalho relacionados ao segurado no sistema do INSS para calcular o tempo já contribuído.

Caso se observa ausência de algum vínculo, o mesmo poderá ser lançado manualmente para efeito de simulação. Mas ATENÇÃO é importante a realização de Processo Administrativo para acerto de vínculos ao INSS e atualização do tempo de contribuição.

Para que a certidão seja viabilizada, o filiado deverá agendar atendimento no INSS e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho profissional, bem como carnês de contribuição e outros documentos comprobatórios do período trabalhado.

Além disso, objetivando comprovar que é servidor público, far-se-á necessário apresentar o documento oficial do órgão de lotação, devendo está ativo na data de solicitação do requerimento. Neste documento, deverá constar tanto o CNPJ da instituição quanto nome e endereço do órgão, bem como a matricula do servidor, data da pose e o cargo que está ocupando.

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